São Paulo, março de 2019 – O Costa Smeralda, novo flagship da Costa Cruzeiros, tocou o mar pela primeira vez em cerimônia oficial de flutuação realizada na última semana. O mega navio está sendo erguido no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, considerado um dos maiores complexos de construção naval do mundo. A bacia onde o Costa Smeralda tomou forma nos últimos meses foi inundada como exige a tradição marítima.
O Costa Smeralda entra em operação em outubro deste ano e será o primeiro navio da Costa movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O navio representará um grande avanço ambiental ao reduzir significativamente as emissões de óxidos de nitrogênio e CO2, e melhorar a qualidade do ar, uma vez que evitará em quase sua totalidade as emissões de partículas de óxido de enxofre no mar e no porto. O Costa Smeralda contribuirá para que a Costa e a Carnival Corporation atinjam uma meta ambiciosa: diminuir a emissão de gás carbono em 25% até o ano de 2020.
"Nós celebramos esse momento com grande entusiasmo. O Costa Smeralda representa uma grande inovação para o mercado internacional e um passo importante para estabelecer novos padrões para o setor de cruzeiros. O GNL é um importante avanço em tecnologia de combustíveis. O Grupo Costa é líder de mercado na Europa e na China e entendemos que tornar o turismo mais sustentável faz parte de nosso papel de liderança no setor”, diz Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.
De acordo com Palomba, o Costa Smeralda irá prestar homenagem aos símbolos da Itália que muitas pessoas ao redor do mundo amam e apreciam. “O navio foi projetado com grande paixão e detalhes para cumprir nossa promessa de oferecer aos nossos hóspedes uma experiência de férias inesquecível. Aguardamos ansiosamente para que o Costa Smeralda inspire e dê as boas vindas aos novos consumidores e aos cruzeiristas fiéis em um ambiente emocionante e envolvente de um navio de cruzeiro de última geração.
"Foi muito empolgante projetar e construir o Costa Smeralda em conjunto com a Costa Cruzeiros. É um navio único e inovador tanto no quesito engenharia quanto em design. Tenho certeza de que os hóspedes Costa aproveitarão todas as atrações a bordo. Para nós, construtores navais, a flutuação de um navio é sempre uma ocasião muito especial, já que a partir de agora o navio estará no cais pronto para a fase final de construção ", destaca Jan Meyer, CEO da Meyer Turku.
O Costa Smeralda terá um total de 2.612 cabines, sendo 28 suítes, 106 cabines com terraço, 1.522 quartos com varanda, 168 cabines externas e 788 cabines internas. O navio levará seus visitantes a uma verdadeira viagem pela Itália, com muitas áreas dedicadas a diversão, sabores e festividades. O nome do navio faz referência a um dos mais belos destinos turísticos da Sardenha (Costa Esmeralda). Já os decks e as áreas públicas ganham nomes de lugares e praças famosas da Itália.
O mega navio reunirá 11 restaurantes, 19 bares, um centro de spa com 16 tratamentos diferentes, um parque aquático com tobogã, quatro piscinas e uma área voltada inteiramente para as crianças. O Costa Smeralda receberá ainda o CoDe – Costa Design Museum, espaço de 400 metros quadrados inspirado na excelência do design italiano.
A estreia do Costa Smeralda está marcada para o dia 20 de outubro de 2019 em cruzeiro vernissage de 15 dias, partindo de Hamburgo (Alemanha) com destino a Savona (Itália). O itinerário inclui escalas de dois dias nas cidades europeias de Hamburgo, Roterdã, Lisboa, Barcelona e Marselha.
A cerimônia de batismo do Costa Smeralda será celebrada em Savona no dia 3 de novembro. O cruzeiro inaugural de seis dias partirá de Savona em 4 de novembro e visitará Barcelona, Marselha e Civitavecchia (Roma). O Costa Smeralda continua em atividade pelo Mediterrâneo Ocidental até abril de 2021, oferecendo cruzeiros de uma semana.
O Grupo Costa, juntamente com as marcas associadas a Carnival Corporation, tem sido líder na promoção e no desenvolvimento de soluções sustentáveis e ambientais para o setor marítimo. Além do uso de GNL para navios de cruzeiros, as marcas do Grupo Costa e da Carnival Corporation têm sido pioneiras no uso de um sistema avançado de qualidade do ar. Considerado um avanço ambiental, esses sistemas já estão instalados em mais de 70% dos navios da frota do Grupo Costa e da Carnival Corporation. O uso do GNL e do Sistema Avançado de Qualidade do Ar desempenham um papel importante para melhorar o impacto das operações marítimas do Grupo Costa.
No total, o Grupo Costa possui 28 navios em operação, o que equivale a mais de 85.000 leitos. A frota será reforçada por cinco novas embarcações até o ano de 2023, incluindo duas para a Costa Cruzeiros, uma para a Costa Ásia e duas para a AIDA Cruises. Assim que os novos navios entrarem em atividade, a capacidade do Grupo Costa aumentará em mais de 50%. Um segundo transatlântico, gêmeo do Costa Smeralda, já está em construção no estaleiro Meyer Turku, e é esperado para o ano de 2021.
As reservas para o Costa Smeralda já estão abertas e disponíveis nos canais de vendas da companhia – www.costacruzeiros.com.br ou pelo portal CostaExtra (www.costaextra.com.br), exclusivo para as agências de viagens.